sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Os encantos da cidade que não dorme

Quando pesquisava sobre a viagem para Nova Iorque ano passado, cada pessoa colocava alguma atração como obrigatória. Não teria como eu conhecer tudo em dez dias, mas amei cada escolha que fizemos. E tenho uma lista enorme de lugares para visitar das próximas vezes que voltar a cidade. Sim, eu quero, preciso, desejo visitar outras vezes Nova Iorque :)

- City Pass
Principais atrações de NY por US$ 106 dólares :)
Nós não usamos e agora não lembro direito porque, mas se informe sobre o City Pass, acho que pode ser uma boa opção. Mas a Rapha, do blog Rapha no Mundo já usou e contou sobre lá no blog dela. Aliás, o blog dela foi um dos que mais me ajudaram a sonhar com Nova Iorque. Vale a pena a visita :)

Uma noite no museu
- Museu de História Natural: é sugerido um valor para você pagar, ou seja, você pode entrar sem pagar nada, eu paguei o valor integral, porque acho sinceramente que vale a pena. De qualquer forma, é uma das atrações que o New York City Pass dá entrada. Eu queria muito conhecer esse museu, quem já assistiu Friends, sabe da fama do museu por causa do personagem Ross Geller. O Museu de História Natural é enorme, tem quatro andares, uma coleção de fósseis incrível. Fica perto do Central Park e é parte do cenário Uma Noite no Museu. 

- Metropolitan Museum of Art (também MET ou Metropolitan). Mesma coisa do Museu de História Natural em relação ao preço, você pode pagar quanto quiser. É lindo demais! Meu museu predileto. A parte egípcia é bem bacana, tem esculturas lindas. Tem quadros de Mondrian, Miró e Picasso. O jardim no no terraço é aberto ao público e vez em quando tem exposições lá também!

MoMA: Tem Monet, Matisse, Picasso e Mondrian. Antes de ir, pensava que se por acaso tivesse que escolher entre ele, o de História Natural e o MET, cortaria o MoMA sem dó nem piedade, mas me apaixonei por esse museu e pelo Jardim das Esculturas (do lado de fora e que rende lindas fotos). "Estou exatamente onde deveria estar", é a frase que eu penso quando lembro desse jardim. Por alguns minutos sentei afastada e fiquei observando tudo ao meu redor e pensando o quão abençoada eu era de conhecer um lugar novo. É um dos meus jardins secretos pelo mundo, para entender o que é um jardim secreto, clique aqui.

'Big lights will inspire you'
- Top of theRock: observatório que fica no Rockefeller Center. Vá no final da tarde (antes de escurecer) e vá tirando foto da cidade até a noite, enquanto as luzes se acendem. Ver Nova Iorque de cima é uma coisa linda e única. Sem contar que escolhendo ir nesse observatório, você consegue uma foto linda com o Empire State de fundo, o famoso prédio com mais de 100 andares e um dos símbolos da cidade.

- Estátua da Liberdade: O passeio em si é chatinho, mas eu aconselho ir nem que seja uma única vez. Por quê? Você terá lindas fotos da Brooklyn Bridge, novas torres do World Trade Center, da linda Manhattan e da própria estátua. E também acho interessante ir por causa do símbolo que a estátua é.

- Intrepid: Meu lado moleque ficou louco nesse museu aero espacial! Compre o ticket que dá direito a entrada no Growler (submarino). Se for claustrofóbico, vá só ao museu, não aconselho ir no submarino, eu descobri da pior forma que odeio lugares fechados. 

Times Square iluminada
-Times SquareMuita gente, muita luz, muita informação, é demais! Vá a noite! Vá de dia! Eu amo a Times Square. Dá pra perceber pelo número de exclamações usados, rs...

- HighLine: Era onde o trem passava e virou uma passagem/parque de concreto. Começa no MeatPacking District e cruza uma parte da cidade. Acho que é a cara de Nova Iorque e mostra como eles adaptam qualquer espaço. Uuma mistura de gente passando, alguns sentados em banquinhos comendo, alguns músicos, algumas barraquinhas de comidas e bugigangas, algumas flores... Tudo isso numa passarela que te dá uma vista linda da cidade e passa dentro de prédios. 

- WashingtonSquare: Para sentar no final da tarde tomando um sorvete da Amorino.

- Central Park: Ande um pouco, sinta-se dentro de um filme e deite na grama após uma visita ao Metropolitan, por exemplo. Aproveite para tirar um cochilo, para tirar muitas fotos, tirar foto com a estátua da Alice (amo!), para observar as crianças correndo. É de se apaixonar pelo verde no meio de uma verdadeira selva de pedras. 

- Battery Park: Aqui encontramos esquilos! E ficamos muito tempo brincando e fotografando os bichinhos. Um parque lindo! E lá também fica uma escultura chamada "The Sphere", que por 30 anos ficou no World Trade Center e após o ataque foi transferida para esse parque. Do outro lado do parque tem uma estátua chamado "The Universal Soldier", que é um monumento que homenageia os soldados que participaram da Guerra da Coréia, que durou de 1950 até 1953.

- New York Aquarium: fica em Coney Island, no Brooklyn. É um pouco longe de Manhattan. Mas se você gostar de aquários, sugiro que dê um pulo lá para ver arraias, tartarugas, tubarões, pinguins e antes ou depois do passeio comer no Nathan's ou Totonno's.

- 9.11 Memorial: Quando fomos era aberto ao público, não sei se agora é pago ou não. É um lugar extremamente pesado e, ao mesmo tempo, bonito. Não dá pra explicar muito sem ir lá e sentir o clima.

- Grand Central Terminal: "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", "Os Vingadores", "Madagascar", "Homens de Preto", "Eu sou a lenda"... Nunca viu nenhum desses filmes? Todos eles tem a estação como cenário. Em 2013 completou 100 anos, é linda e merece muito ser visitada! Não esquece que nela tem uma Magnolia Bakery e em frente tem o Pershing Square com as panquecas de blueberry deliciosas :) Ah, e lá também tem uma Apple Store. Preciso nem falar mais nada sobre!

- Harlem: num domingo procure uma Igreja por lá, mas fique atento pois algumas igrejas só deixam turistas participarem dos serviços (cultos) das 11h ou outro horário. As Igrejas Batistas estavam cheias quando fomos e optamos por uma Metodista que tinha um coral bem tradicional. 
PS: Uma opção para quem quer conhecer uma Igreja é a Brooklyn Tabernacle, não fomos, mas li muito sobre ela, conheço algumas músicas e tenho vontade de voltar um dia e conhecer, dá pra ouvir o coral deles no YouTube. 

E já que é pra falar de Estados Unidos, o próximo post será sobre compras. Porque até eu, pessoa super controlada e não consumista, me rendo um pouquinho aos outlets e lojas de lá :)


2 comentários:

Liana Vidigal disse...

Amei as dicas, Sara! <3

Rapha Aretakis disse...

Não sabia que você tinha um bloguinho!! Que legal, Sara. É esse o meu papel: ajudar a sonhar. Fico muito feliz em ter ajudado.

Muito obrigada por compartilhar por aqui.

<3