sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sampa e suas cores em mim

Stress. Foi isso que o médico disse na consulta. Dor de cabeça insuportável, imaginei que fosse o óculos, mas não era. E aí todos os sinais eram de stress puro: emagrecimento rápido, noites insones, cabeça doendo todo dia... Foi aí que eu tive a ideia de me levar para passear toda semana. Dei o nome para esses passeios: "sábados sabáticos". São Paulo é incrível, cheia de lugares para descobrir, relembrar, se apaixonar, se encantar... e meus sábados seriam reservados para todos os lugares que me fazem amar essa cidade.

Para o primeiro sábado sabático escolhi um lugar que visitei muito durante a faculdade, principalmente na época do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): Centro Cultural São Paulo. Eu não queria participar de nenhuma das programações do dia, só queria sentar no Jardim Suspenso e ler meu livro "Alice no País das Maravilhas". Olhar a cidade de cima, sentada num banquinho simples me trouxe paz em meio ao caos e coloriu um pouco a minha selva de pedra. Fico muito triste que o Jardim não seja mais bonito e cuidado, mas mesmo assim vale a visita!
Vista do Jardim Suspenso (CCSP)
A Biblioteca e Gibiteca são incríveis e sempre tem alguma exposição pelo Centro Cultural. No meio do caminho, você pode encontrar uma almofada, deitar e se sentir parte da obra de arte, com sons de pássaros e cachoeira como trilha sonora ao fundo. Fui trabalhar até mais feliz depois de um passeio tão simples, que só meu custou a passagem do metrô e que me fez ver que a ideia dos sábados de descanso foi algo ótimo :)

Hoje foi o segundo dia que me levei pra passear, só que dessa vez minha irmã foi junto comigo. Não começamos muito cedo, afinal dormir também é bom e prazeroso. Nossa programação foi simples, mas divertida, principalmente pela companhia uma da outra. Viajar dentro da própria cidade é bom, poder compartilhar isso com quem você ama é ainda melhor. Nos encontramos no metrô Santa Cecília, descemos na Sé e saímos sentido Rua Direita. Antes de ir para o destino escolhido: passamos para turistar na catedral da Sé e observar um pouco a cidade. A primeira parada foi o Páteo do Colégio, onde nossa cidade começou em 1554. Foi nesse lugar que o Padre Anchieta iniciou a catequização dos índios. Já tinha passado várias vezes por lá e nunca havia entrado pra comer no Café do Páteo, que foi o local escolhido para nosso café da manhã gostoso. Chocolate para ela e café mocca para mim, pão na chapa para as duas. Não tem como errar com combinações tão simples. 

Andar pelo centro histórico é um das melhores coisas para se apaixonar por São Paulo. Olhe para os lados, para cima, para as construções dessa parte da cidade, vale a pena. O segundo destino foi o Centro Cultural Banco do Brasil, minha irmã nunca tinha ido e eu tinha ido apenas uma vez. Não há nenhuma exposição no momento, mas não é desculpa para deixar de conhecer o lindo e bem iluminado prédio, que foi construído em 1901 e abrigou a primeira sede própria do Banco na capital de São Paulo desde 1927. O Centro Cultural foi inaugurado em 2001 e tem uma rica programação de teatro, cinema e arte.

Duas irmãs perambulando juntas não dá muito certo, claro que depois de todas essas coisas bonitas, a Ana me arrastou pra gastar. Passamos na Daiso Japan, uma loja "de 1,99" conhecida no Japão e que abriu há pouco tempo no Brasil. Todos os produtos estão a venda por R$ 5,99 e tem coisa que vale a pena, mas nem tudo. Resistimos a tentação (e decidimos que a fome era maior a vontade de carregar sacolas era menor) e deixamos as compras na loja para outro dia. E já que é pra gastar, a gente leva a mãe junto pras compras renderem bastante ;)

Finalizamos nossa manhã/tarde juntas num restaurante árabe-armênio por quilo: Sevan. A fome estava muito maior do que qualquer outra coisa, então sem tempo para fotos, mas a comida estava gostosa e o preço é honesto. Falando em preço, gastamos: 60 reais (já incluindo as passagens do metrô). Ou seja, com uma média de 30 reais por pessoa, você consegue andar um pouco pela cidade, conhecer lugares bonitos que na correria diária você sequer pensa em reparar. E nem pense em achar caro, você deve gastar quase isso só numa ida ao MC Donald's!

E a partir de hoje também vou escrever nesse blog com minha irmã: http://www.gravidade.tumblr.com Mais um lugar pra usar as palavras como terapia. Resumos dos sábados sabáticos estarão sempre por lá, assim como outras coisas que conhecemos pelo nosso pequeno mundo e que podemos dividir com todos :)

Um comentário:

Ana disse...

r$ 30.00 e me tendo como companhia só pode ter sido maravilhoso mesmo 8-)