sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dos possíveis caminhos...

Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir longe...
(Antoine de Saint-Exupéry: "O Pequeno Príncipe")

Incrível. Todo esse tempo eu estava pensando em "seguir em frente e ser feliz", mas esqueci do mais importante. Esqueci que nessa vida nunca tive um caminho reto e exatamente por conta disso, aprendi tanto. Foram os altos e baixos das trilhas que me fizeram ser quem sou. E mesmo que nem sempre feliz, sempre fui aprendiz e quem assume que está aprendendo, assume, também, que pode e deve errar, que pode e deve descansar, que pode e deve acreditar em dias melhores, que pode e deve aprender com tudo e com todos, mesmo aqueles que, na teoria, você deveria querer longe.


O legal de ser aprendiz é ver que se você errou o caminho, se virou a direita e viu que não era lá que gostaria de estar, pode voltar atrás e seguir em frente ou para a esquerda, pode ficar parado e observar por um tempo. A parte chata de ser aprendiz é que na vida nem tudo dá pra ser resolvido com um simples retorno e, às vezes, são essas coisas que (re)definirão todo o caminho e companhia que teremos pela frente.


Minha vida foi e está sendo redefinida por tantos caminhos que escolhi. Alguns fazem eu ter muito orgulho da mulher que me tornei, outros fazem eu pensar que poderia ter sido melhor, outros, ainda, fazem eu sentir saudade de todas as coisas boas que já vivi e ter vontade de me inspirar sempre mais, para poder viver sempre mais. Minha vida foi e está sendo redefinida diariamente, também, por todas as escolhas que as pessoas próximas a mim fizeram. E essa é grande sacada final: os caminhos que trilhamos sempre nos mudam, sempre mudam o mundo a nossa volta. Afinal, "toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar".



***

Nenhum comentário: